A primeira contribuição tem como assunto principal "os objetivos de aprendizagem"
Tenho estudado sobre o assunto e considero de grande valia ampliar as discussões sobre esse tema.
Inicio nossa reflexão com um vídeo muito interessante do profº João Mattar, que analisa os objetivos de aprendizagem na educação, citando sua preocupação com os objetivos pré-definidos antecipados ao processo de construção do conhecimento.
Explicando a Taxonomia de Bloom...
No vídeo sobre Objetivos de Aprendizagem o profº cita a Taxonomia de Bloom. Durante meu período de formação em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense, muito ouvi falar desta taxonomia e confesso que me deu subsídio em vários momentos de minha vida profissional, quando pensava nos objetivos da minha aula e nas estratégias que utilizaria para alcançá-lo.
Abaixo compartilho um texto que encontrei na rede, o qual considero bem explicativo e acho que poderá esclarecer àqueles não conhecem essa ideia de Bloom o que são os objetivos da aprendizagem.
A Taxonomia de Bloom
Paula de Waal e Marcos Telles - Agosto, 2004
O primeiro passo para a definição dessa taxonomia foi a divisão do campo de trabalho em 3 áreas não mutuamente exclusivas:
- a cognitiva, ligada ao saber,
- a afetiva, ligada a sentimentos e posturas e
- a psicomotora, ligadas a ações físicas.
A Área Cognitiva
Normalmente, quem fala na Taxonomia de Bloom refere-se ao trabalho intitulado "Taxonomia e Objetivos no Domínio Cognitivo" que foi o primeiro a ser publicado (1956).
Ali, Bloom classifica os objetivos no domínio cognitivo em 6 níveis que, usualmente, são apresentados numa seqüência que vai do mais simples (conhecimento) ao mais complexo (avaliação); cada nível utiliza as capacidades adquiridas nos níveis anteriores. As capacidades e conhecimentos adquiridos através de um processo de aprendizagem são descritas por verbos.
Assim, os objetivos de aprendizagem de um curso, or exemplo, podem ser definidos com o auxíliuo do quadro abaixo:
| - conhecimento | lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc. | definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc. |
| - compreensão | entender a informação ou o fato, captar seu significado, utilizá-la em contextos diferentes. | classificar, converter, descrever, discutir, explicar, generalizar, identificar, inferir, interpretar, prever, reconhecer, redefinir, selecionar, situar, traduzir etc. |
| - aplicação | aplicar o conhecimento em situações concretas | aplicar, construir, demonstrar, empregar, esboçar, escolher, escrever, ilustrar, interpretar, operar, praticar, preparar, programar, resolver, usar etc. |
| - análise | identificar as partes e suas inter-relações | analisar, calcular, comparar,
discriminar, distinguir, examinar, experimentar, testar, esquematizar, questionar etc.
|
| - síntese | combinar partes não organizadas para formar um todo | compor, construir, criar, desenvolver, estruturar, formular, modificar, montar, organizar, planejar projetar etc. |
| - avaliação | julgar o valor do conhecimento | avaliar, criticar, comparar, defender, detectar, escolher, estimar, explicar, julgar, selecionar etc. |
A Área Afetiva
Os objetivos de aprendizagem considerados na Área Afetiva estão ligados a idéias como comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção, valores.
Seguindo o modelo adotado para a área cognitiva, os objetivos são descritos por verbos.
| recepção | dar-se conta de fatos, predisposição para ouvir, atenção seletiva | dar nome, descrever, destacar, escolher, identificar, localizar, manter, perguntar, responder, seguir, selecionar, usar etc. |
| resposta | envolver-se (participar) na aprendizagem, responder a estímulos, apresentar idéias, questionar idéias e conceitos, seguir regras. | adaptar-se, ajudar, apresentar, desempenhar, discutir, escrever, estudar, falar, responder, selecionar, etc. |
| avaliação | atribuir valores a fenômenos, objetos e comportamentos. | aproximar, completar, convidar, demonstrar, diferenciar, dividir, explicar, iniciar, justificar propor etc. |
| organização (de valores) | atribuir prioridades a valores, resolver conflitos entre valores, criar um sistema de valores | adaptar, alterar, combinar, comparar, completar, concordar, defender, explicar, formular, generalizar, identificar, integrar, inter-relacionar, modificar, ordenar, organizar, preparar, relacionar, sintetizar etc. |
| internalização | adotar um sistema de valores, praticar esse sistema | agir, cooperar, desempenhar, generalizar, influenciar, integrar, modificar, ouvir, propor, questionar, resolver, revisar, ser ético, verificar etc. |
A Área Psicomotora
Bloom e sua equipe nunca desenvolveram uma taxonomia para a área psicomotora mas outros especialistas o fizeram. Esse é o caso de A. Harrow, A. que, em 1972, propos uma taxonomia de 6 níveis: reflexos, movimentos básicos, habilidades de percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.
A Revisão da Taxonomia
Em 2001, Anderson and Krathwohl publicaram um revisão da taxonomia de Bloom na qual foram combinados o tipo de conhecimento a ser adquirido (dimensão do conhecimento) e o processo utilizado para a aquisição desse conhecimento (dimensão do processo cognitivo).
Obs.: O link para ler o texto na íntegra é:
http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436
http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436
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Professora: Alessandra Camargo
http://profaclemes.blogspot.com.br/
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