domingo, 22 de junho de 2014

Fica a Dica...

Inicio agora as postagens que resolvi denominar 


A ideia é apresentar dicas de sites educativos ou que possuem textos interessantes. Espero que gostem das dicas e possam aproveitar bastante com seus alunos ou para sua pesquisa.

Abraços a todos!!!!

Inicio minhas dicas  com o site que mais utilizo em minhas aulas de informática educativa com turmas de 1º a 5º anos. Dependendo do nível da turma em relação a utilização do computador muitos outro tipos de sites que mostrarei em postagens futuras.

Conheça agora a minha primeira dica e divirta-se...

 
 
O site Escola Games apresenta vários tipos de jogos educativos, com conteúdos variados, divididos em ordem alfabética e também, em três níveis.
 
Todos os jogos são excelentes e apresentam atividades bem estimulantes e bem apropriadas para trabalhar variados conteúdos de maneira dinâmica.


Dos jogos de 1º nível de dificuldade destaco os seguintes jogos:


Neste jogo você será o piloto de um avião e poderá colocar em prática seu conhecimento sobre os números de 1 a 100, o alfabeto e as famílias silábicas.
 
Ao iniciar o jogo, o piloto deverá escolher qual o desafio que quer enfrentar letras, números e sílabas, e ao escolher, viajará entre estrelas mágicas que possibilitará capturar aquilo que será proposto como desafio.
 
 
O jogo possui inicialmente três fases. Nestas o desafio é contar o número de animais que passam correndo. Antes dos animais passarem o jogo indica qual o animal que você terá que contar.
 
Após concluir estas fases você deverá enfrentar um labirinto e ajudar os animais a encontrarem o caminho de volta para casa.
 
 
 
Este é um excelente jogo para trabalhar conhecimentos matemáticos. Em um quadro o jogo apresenta a quantidade de objetos de 1 a 10 e ao os números. O jogador deverá clicar no numeral correspondente, e em seguida, clicar em conferir.
 
 
No 2º nível de dificuldade destaco os jogos:
 
 
Neste jogo você conhecerá os oitos planetas do nosso Sistema Solar se aventurando entre asteroides e cometas. Para te ajudar apanhe os escudos e as vidas que estão soltas pelo espaço.
 
 
 
 
O jogo Forma Palavras apresenta a máquina de uma fábrica que mostra uma imagem de algum objeto que tem suas letras embaralhadas dentro de lâmpadas.
 
O jogador deverá colocar em ordem as lâmpadas de maneira que o nome do objeto seja formado e logo a luz amarela será acesa indicando o acerto na escrita da palavra.
 
Caso o jogador erre a palavra a luz vermelha se acenderá retirando as letras que estiverem colocadas no lugar errado.
 
 
Neste jogo você terá que raspar os balões verdes e descobri que fruta aparecerá. Antes do mostro comê-la aparecerá o nome da fruta e suas propriedades nutritivas.
 
Enfim, temos os jogos de 3º nível de dificuldade:
 
 
 O objetivo deste jogo é separar a sílaba e encarar o labirinto.
 
Ao iniciar o jogo você deverá escolher a categoria: Animal, fruta, inseto etc. Em seguida, aparecerá a palavra e as divisões que deverão ser feitas.
 
Após vencer cinco vezes e receber cinco estrelas, você deverá guiar o mascote pelo labirinto até pegar todas as sílabas. Cuidado com os obstáculos e boa sorte!!!!
 
 
Neste jogo você deverá acertar o relógio de acordo com a indicação da placa ao lado da imagem. Arraste os ponteiros para acertar o relógio.
 
 
O jogo Bruxa dos Acentos é um jogo muito interessante para exercitar seu conhecimento de acentuação.
 
No caldeirão da bruxa aparece uma palavra e nas poções da bruxa estão os acentos que ela roubou. Você precisa pegar o acento correto e colocá-lo na palavra de maneira correta.
 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Objetivos de Aprendizagem

A primeira contribuição tem como assunto principal "os objetivos de aprendizagem" 

Tenho estudado sobre o assunto e considero de grande valia ampliar as discussões sobre esse tema.
 
Inicio nossa reflexão com um vídeo muito interessante do profº João Mattar, que analisa os objetivos de aprendizagem na educação, citando sua preocupação com os objetivos pré-definidos antecipados ao processo de construção do conhecimento.





Explicando a Taxonomia de Bloom...


No vídeo sobre Objetivos de Aprendizagem o profº cita a Taxonomia de Bloom. Durante meu período de formação em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense, muito ouvi falar desta taxonomia e confesso que me deu subsídio em vários momentos de minha vida profissional, quando pensava nos objetivos da minha aula e nas estratégias que utilizaria para alcançá-lo.

Abaixo compartilho um texto que encontrei na rede, o qual considero bem explicativo e acho que poderá esclarecer àqueles não conhecem essa ideia de Bloom o que são os objetivos da aprendizagem. 

A Taxonomia de Bloom
Paula de Waal e Marcos Telles - Agosto, 2004

Benjamin Bloom liderou um grupo formado pela American Psychological Association para criar uma "classificação de objetivos de processos educacionais".

O primeiro passo para a definição dessa taxonomia foi a divisão do campo de trabalho em 3 áreas não mutuamente exclusivas:
- a cognitiva, ligada ao saber,


- a afetiva, ligada a sentimentos e posturas e


- a psicomotora, ligadas a ações físicas.

A Área Cognitiva
Normalmente, quem fala na Taxonomia de Bloom refere-se ao trabalho intitulado "Taxonomia e Objetivos no Domínio Cognitivo" que foi o primeiro a ser publicado (1956).
Ali, Bloom classifica os objetivos no domínio cognitivo em 6 níveis que, usualmente, são apresentados numa seqüência que vai do mais simples (conhecimento) ao mais complexo (avaliação); cada nível utiliza as capacidades adquiridas nos níveis anteriores. As capacidades e conhecimentos adquiridos através de um processo de aprendizagem são descritas por verbos.
Assim, os objetivos de aprendizagem de um curso, or exemplo, podem ser definidos com o auxíliuo do quadro abaixo:


Taxonomia de Bloom

Área Cognitiva


níveis



objetivos



capacidades a adquirir

- conhecimento

lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc.definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc.
- compreensão



entender a informação ou o fato, captar seu significado, utilizá-la em contextos diferentes.classificar, converter, descrever, discutir, explicar, generalizar, identificar, inferir, interpretar, prever, reconhecer, redefinir, selecionar, situar, traduzir etc.
- aplicaçãoaplicar o conhecimento em situações concretasaplicar, construir, demonstrar, empregar, esboçar, escolher, escrever, ilustrar, interpretar, operar, praticar, preparar, programar, resolver, usar etc.
- análiseidentificar as partes e suas inter-relaçõesanalisar, calcular, comparar,
discriminar, distinguir, examinar, experimentar, testar, esquematizar, questionar etc.
- síntese
combinar partes não organizadas para formar um todocompor, construir, criar, desenvolver, estruturar, formular, modificar, montar, organizar, planejar projetar etc.
- avaliaçãojulgar o valor do conhecimentoavaliar, criticar, comparar, defender, detectar, escolher, estimar, explicar, julgar, selecionar etc.

A Área Afetiva
Os objetivos de aprendizagem considerados na Área Afetiva estão ligados a idéias como comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção, valores.
Seguindo o modelo adotado para a área cognitiva, os objetivos são descritos por verbos.


Taxonomia de Bloom

Área Afetiva


níveis



objetivos



capacidades a adquirir

recepçãodar-se conta de fatos, predisposição para ouvir, atenção seletivadar nome, descrever, destacar, escolher, identificar, localizar, manter, perguntar, responder, seguir, selecionar, usar etc.
respostaenvolver-se (participar) na aprendizagem, responder a estímulos, apresentar idéias, questionar idéias e conceitos, seguir regras.adaptar-se, ajudar, apresentar, desempenhar, discutir, escrever, estudar, falar, responder, selecionar, etc.
avaliaçãoatribuir valores a fenômenos, objetos e comportamentos.aproximar, completar, convidar, demonstrar, diferenciar, dividir, explicar, iniciar, justificar propor etc.
organização (de valores)atribuir prioridades a valores, resolver conflitos entre valores, criar um sistema de valoresadaptar, alterar, combinar, comparar, completar, concordar, defender, explicar, formular, generalizar, identificar, integrar, inter-relacionar, modificar, ordenar, organizar, preparar, relacionar, sintetizar etc.
internalizaçãoadotar um sistema de valores, praticar esse sistemaagir, cooperar, desempenhar, generalizar, influenciar, integrar, modificar, ouvir, propor, questionar, resolver, revisar, ser ético, verificar etc.

A Área Psicomotora
Bloom e sua equipe nunca desenvolveram uma taxonomia para a área psicomotora mas outros especialistas o fizeram. Esse é o caso de A. Harrow, A. que, em 1972, propos uma taxonomia de 6 níveis: reflexos, movimentos básicos, habilidades de percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.
A Revisão da Taxonomia
Em 2001, Anderson and Krathwohl publicaram um revisão da taxonomia de Bloom na qual foram combinados o tipo de conhecimento a ser adquirido (dimensão do conhecimento) e o processo utilizado para a aquisição desse conhecimento (dimensão do processo cognitivo).



Obs.: O link para ler o texto na íntegra é:
 http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=436
______________________________________________________
Professora: Alessandra Camargo
http://profaclemes.blogspot.com.br/

Vamos falar de Educação

Olá pessoal,

A partir dessa postagem iniciarei vários post sobre assuntos relacionados com Educação, Educação a distância e Tecnologia na Educação. Todas as fontes utilizadas estarão nitidamente indicadas. Serei construtora e multiplicadora de informações sobre essa áreas. Espero que esse espaço traga muitas contribuições para seus estudos e pesquisas.

Abraços a todos!!!


Créditos da imagem ao site: http://www.magiagifs.com.br/dolls/dollsdiferentespage01.htm